Para explicar o que é Presença Digital, é preciso conhecer alguns fatos do que vem acontecendo no mundo nos últimos anos.
No mundo todo se registrou 3,2 bilhões de pessoas estão conectadas a internet. Em 2000, os internautas eram 6,5% da população mundial. Em 2015, esse índice subiu para 43%. A proporção de casas com conexão à rede chegou a 46% no ano. Essa porcentagem é maior na Europa (82,1%) e menor na África (10,7%).
Isso significa que o mundo tornou-se digital!
E no Brasil? 58% da população brasileira usa a internet. A 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015, que mede a posse, o uso, o acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação e de comunicação, mostra que 58% da população brasileira usam a internet – o que representa 102 milhões de internautas. A proporção é 5% superior à registrada no levantamento de 2014.
Então, se as pessoas estão cada vez mais conectadas e sua empresa aparece para o seu público-alvo, é sinal que a sua empresa mantém uma presença digital, ou seja, sua empresa está onde o usuário está.
Qual a importância da Presença Digital para a sua empresa!
Nesse mundo digital, quanto mais presença sua empresa tiver, maiores são as chances de vender mais e ocupar um lugar de destaque. É possível construir autoridade e credibilidade para a empresa ser uma referência no mercado, dentro de seu segmento de atuação. Acompanha a jornada de compras dos clientes, oferece informações e conteúdo relevante de forma a resolver seus problemas. Podemos dizer que a presença digital é muito mais do que possuir um site na internet, um perfil em rede social e mesmo enviar email de vez em quando para pessoas que poderão vir a ser clientes no futuro.
Em vários contatos que faço com clientes, percebo que não existe uma evolução em seus materiais, em seus processos de marketing e vendas e até em seus conceitos. O que faz eles terem um esforço demasiado em caminhos de poucos resultados.
Com o acesso a internet e a informação, o comportamento do consumidor também mudou. Hoje antes de o consumidor fazer uma compra, ele pesquisa, levanta informações, faz comparações de produtos, estuda tudo que pode até chegar a definição do que ele quer comprar e como pretende realizar a compra, onde e com quem. Esse comportamento vale para serviços e produtos industriais.
Um exemplo simples, quando uma pessoa quer almoçar em um restaurante e não conhece a região que está, pega o celular e procura num mecanismo de pesquisa como o Google. O resultado da pesquisa vai ser apresentado a ele dos locais mais próximos de sua localização, com um telefone para discagem ao um clique e todas as informações da comida servida. Em poucos minutos a pessoa toma conhecimento de tudo que precisa e liga para fazer as reservas ou até em alguns casos o pedido. Quando chega ao restaurante é só sentar que a comida será servida em seu lugar reservado.
Agora imagine os vários comportamentos que o consumidor pode ter para cada tipo de produto e serviço e como a presença digital pode ser um fator importante para sua empresa.
Como trabalhar a Presença Digital a seu favor!
Existe uma série de ferramentas a sua disposição para trabalhar a Presença Digital da sua empresa, porém para conseguir resultados, é importante sempre planejar bem como fazer isso. É aconselhável sempre ter a ajuda de uma empresa especializada em consultoria, de forma que o trabalho profissional permita um retorno sobre o investimento utilizado.
Essas são algumas das ferramentas a utilizar para trabalhar a presença digital de sua empresa:
Marketing de conteúdo – Oferece conteúdos relevantes para seu consumidor através de blog, site e redes sociais.
SEO (Search Engine Optimization) – Melhora a posição do site nos mecanismos de pesquisa de forma orgânica, ou seja gratuita.
Email marketing - Cria um relacionamento com seu consumidor ao enviar informações relevantes. Mas cuidado para não criar spam. Crie uma base de dados com pessoas que se inscrevam em suas listas. É utilizado na metodologia de Inbound Marketing.
Redes Sociais – Canal de comunicação excelente para o relacionamento com seu consumidor e engajamento das pessoas com sua marca.
Links patrocinados, Google e Facebook - Anúncios patrocinados são excelentes para estar na hora certa quando o consumidor procura por seus produtos e ou serviços.
Inbound Marketing – Essa é uma estratégia digital excelente para atrair o seu consumidor para comprar o seu produto ajudando em todo o processo da jornada de compras do cliente.
Cuide da Presença Digital de sua empresa e trabalhe de forma planejada que logo você estará colhendo os resultados desejados.
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Imagem: Selected by freepik
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