Em vários contatos feito junto a empresas, percebo que a questão da Presença Digital é totalmente ignorada. Seus gestores acreditam que a partir do momento que a empresa tem um site, ele está cumprindo o objetivo de divulgar os serviços ou produtos oferecidos. Em tese, o site tem esse objetivo, mas quem vê, se ele não aparece nas pesquisas orgânicas dos mecanismos de pesquisa quando um cliente em potencial procura por esse conteúdo.

A otimização de SEO é uma das ferramentas utilizadas para melhorar a Presença Digital.

 

Mas afinal, o que é o SEO.

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization. É uma ferramenta usada para aproveitar melhor (optimization) os mecanismos (engine) de busca (search). O objetivo é melhorar o posicionamento da página de seu site para a primeira página de resultados de busca no Google, Yahoo e Bing.

Então, se a página de seu site aparecer nas primeiras páginas dos resultados orgânicos das palavras-chave de seu negócio, maior são as chances de vendas e novos negócios para a sua empresa.

 

Porque é importante utilizar o SEO.

Vamos entender como é possível encontrar seu produto ou serviços pelos mecanismos de pesquisa. Toda a página de site para ser encontrada e aparecer num mecanismo de pesquisa precisa ser indexada. Ou seja, ela será catalogada através de algoritmos que checam várias características encontradas na página junto as palavras-chave principais relativas ao conteúdo apresentado.

Toda vez que alguém faz uma pesquisa, o mecanismo de pesquisa faz a busca por páginas já catalogadas na internet sobre os conteúdos relacionados à pesquisa do internauta, reúne todas as páginas e ordena para a primeira posição na seguinte ordem: a melhor relevância de conteúdo a menor relevância.

A otimização de SEO vai atuar em ajustar as características  de cada página para os mecanismos de pesquisa entenderem como classificar sua página e qual a relevância do conteúdo com as palavras-chave importantes para seu negócio.

 

Como trabalhar o SEO a seu favor.

Preste atenção aos fatores básicos que são importantes na classificação pelo mecanismo de pesquisa:

  • Título das página
  • Meta tags, especialmente a Meta Description
  • tags de cabeçalho
  • Atributo alt em imagens
  • Domínio
  • URL do arquivo
  • Conteúdo da página
  • Número de links externos
  • Qualidade dos links externos
  • Texto âncora dos links externos

Ao ajustar esses fatores em suas páginas de seu site já estará trabalhando o SEO ao seu favor.

 

Quem faz SEO.

Você mesmo pode fazer uma otimização de SEO para seu site. Requer um mínimo de conhecimento na construção de páginas em HTML e o conhecimento básico das técnicas de SEO.

Há vários profissionais com conhecimento para prestar serviços de SEO junto a sua área de marketing ou TI.

E por fim, as agências digitais ou as especializadas apenas em SEO que farão uma assessoria profissional qualificada para melhorar o posicionamento das páginas de seu site. Normalmente elas acompanham as constantes evoluções dos algoritmos, como o do Google, o que facilita a implantação de um projeto de otimização de SEO.

 

Resultado Final.

É preciso levar em conta alguns aspectos com relação a um trabalho de SEO. Os resultados de um melhor posicionamento é um processo longo, no qual a técnica mostrará ao mecanismo de pesquisa como indexar as páginas do site de acordo com a relevância das palavras-chave relativas ao seu negócio, porém, caberá apenas ao mecanismo de pesquisa a forma e o tempo de catalogação. O trabalho consiste em orientar e aguardar o mecanismo de pesquisa promover melhores posições de sua página.

Outro aspecto importante a considerar é a constante evolução e dinâmica do algoritmo. Por isso a otimização precisa ser constante até atingir a primeira página dos resultados. E, após chegar nas primeiras posições, será preciso se manter, pois o concorrente também estará fazendo um trabalho semelhante para chegar lá.

Cuide da Presença Digital de sua empresa e faça um trabalho de SEO e trabalhe de forma planejada que logo você estará colhendo os resultados desejados.

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Para saber como a DIS Propaganda pode realizar um projeto de SEO para sua empresa, solicite aqui um contato.


Paulo Di Santoro

Profissional de marketing e propaganda com mais de 39 anos desenvolvendo estratégias e ações para o crescimento de seus clientes. Especializado na criação e planejamento, consegue visualizar o processo de comunicação e divulgação como um todo, obtendo ótimos resultados para seus clientes.

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