Em vários contatos feito junto a empresas, percebo que a questão da Presença Digital é totalmente ignorada. Seus gestores acreditam que a partir do momento que a empresa tem um site, ele está cumprindo o objetivo de divulgar os serviços ou produtos oferecidos. Em tese, o site tem esse objetivo, mas quem vê, se ele não aparece nas pesquisas orgânicas dos mecanismos de pesquisa quando um cliente em potencial procura por esse conteúdo.
A otimização de SEO é uma das ferramentas utilizadas para melhorar a Presença Digital.
Mas afinal, o que é o SEO.
SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization. É uma ferramenta usada para aproveitar melhor (optimization) os mecanismos (engine) de busca (search). O objetivo é melhorar o posicionamento da página de seu site para a primeira página de resultados de busca no Google, Yahoo e Bing.
Então, se a página de seu site aparecer nas primeiras páginas dos resultados orgânicos das palavras-chave de seu negócio, maior são as chances de vendas e novos negócios para a sua empresa.
Porque é importante utilizar o SEO.
Vamos entender como é possível encontrar seu produto ou serviços pelos mecanismos de pesquisa. Toda a página de site para ser encontrada e aparecer num mecanismo de pesquisa precisa ser indexada. Ou seja, ela será catalogada através de algoritmos que checam várias características encontradas na página junto as palavras-chave principais relativas ao conteúdo apresentado.
Toda vez que alguém faz uma pesquisa, o mecanismo de pesquisa faz a busca por páginas já catalogadas na internet sobre os conteúdos relacionados à pesquisa do internauta, reúne todas as páginas e ordena para a primeira posição na seguinte ordem: a melhor relevância de conteúdo a menor relevância.
A otimização de SEO vai atuar em ajustar as características de cada página para os mecanismos de pesquisa entenderem como classificar sua página e qual a relevância do conteúdo com as palavras-chave importantes para seu negócio.
Como trabalhar o SEO a seu favor.
Preste atenção aos fatores básicos que são importantes na classificação pelo mecanismo de pesquisa:
- Título das página
- Meta tags, especialmente a Meta Description
- tags de cabeçalho
- Atributo alt em imagens
- Domínio
- URL do arquivo
- Conteúdo da página
- Número de links externos
- Qualidade dos links externos
- Texto âncora dos links externos
Ao ajustar esses fatores em suas páginas de seu site já estará trabalhando o SEO ao seu favor.
Quem faz SEO.
Você mesmo pode fazer uma otimização de SEO para seu site. Requer um mínimo de conhecimento na construção de páginas em HTML e o conhecimento básico das técnicas de SEO.
Há vários profissionais com conhecimento para prestar serviços de SEO junto a sua área de marketing ou TI.
E por fim, as agências digitais ou as especializadas apenas em SEO que farão uma assessoria profissional qualificada para melhorar o posicionamento das páginas de seu site. Normalmente elas acompanham as constantes evoluções dos algoritmos, como o do Google, o que facilita a implantação de um projeto de otimização de SEO.
Resultado Final.
É preciso levar em conta alguns aspectos com relação a um trabalho de SEO. Os resultados de um melhor posicionamento é um processo longo, no qual a técnica mostrará ao mecanismo de pesquisa como indexar as páginas do site de acordo com a relevância das palavras-chave relativas ao seu negócio, porém, caberá apenas ao mecanismo de pesquisa a forma e o tempo de catalogação. O trabalho consiste em orientar e aguardar o mecanismo de pesquisa promover melhores posições de sua página.
Outro aspecto importante a considerar é a constante evolução e dinâmica do algoritmo. Por isso a otimização precisa ser constante até atingir a primeira página dos resultados. E, após chegar nas primeiras posições, será preciso se manter, pois o concorrente também estará fazendo um trabalho semelhante para chegar lá.
Cuide da Presença Digital de sua empresa e faça um trabalho de SEO e trabalhe de forma planejada que logo você estará colhendo os resultados desejados.
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