Para explicar o que é Presença Digital, é preciso conhecer alguns fatos do que vem acontecendo no mundo nos últimos anos.

No mundo todo se registrou 3,2 bilhões de pessoas estão conectadas a internet. Em 2000, os internautas eram 6,5% da população mundial. Em 2015, esse índice subiu para 43%. A proporção de casas com conexão à rede chegou a 46% no ano. Essa porcentagem é maior na Europa (82,1%) e menor na África (10,7%).

 

Isso significa que o mundo tornou-se digital!

 

E no Brasil? 58% da população brasileira usa a internet. A 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015, que mede a posse, o uso, o acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação e de comunicação, mostra que 58% da população brasileira usam a internet – o que representa 102 milhões de internautas. A proporção é 5% superior à registrada no levantamento de 2014.

 

Então, se as pessoas estão cada vez mais conectadas e sua empresa aparece para o seu público-alvo, é sinal que a sua empresa mantém uma presença digital, ou seja, sua empresa está onde o usuário está.

 

 

Qual a importância da Presença Digital para a sua empresa!

 

Nesse mundo digital, quanto mais presença sua empresa tiver, maiores são as chances de vender mais e ocupar um lugar de destaque. É possível construir autoridade e credibilidade para a empresa ser uma referência no mercado, dentro de seu segmento de atuação. Acompanha a jornada de compras dos clientes, oferece informações e conteúdo relevante de forma a resolver seus problemas. Podemos dizer que a presença digital é muito mais do que possuir um site na internet, um perfil em rede social e mesmo enviar email de vez em quando para pessoas que poderão vir a ser clientes no futuro.

 

Em vários contatos que faço com clientes, percebo que não existe uma evolução em seus materiais, em seus processos de marketing e vendas e até em seus conceitos. O que faz eles terem um esforço demasiado em caminhos de poucos resultados.

 

Com o acesso a internet e a informação, o comportamento do consumidor também mudou. Hoje antes de o consumidor fazer uma compra, ele pesquisa, levanta informações, faz comparações de produtos, estuda tudo que pode até chegar a definição do que ele quer comprar e como pretende realizar a compra, onde e com quem. Esse comportamento vale para serviços e produtos industriais.

 

Um exemplo simples, quando uma pessoa quer almoçar em um restaurante e não conhece a região que está, pega o celular e procura num mecanismo de pesquisa como o Google. O resultado da pesquisa vai ser apresentado a ele dos locais mais próximos de sua localização, com um telefone para discagem ao um clique e todas as informações da comida servida. Em poucos minutos a pessoa toma conhecimento de tudo que precisa e liga para fazer as reservas ou até em alguns casos o pedido. Quando chega ao restaurante é só sentar que a comida será servida em seu lugar reservado.

 

Agora imagine os vários comportamentos que o consumidor pode ter para cada tipo de produto e serviço e como a presença digital pode ser um fator importante para sua empresa.

 

 

Como trabalhar a Presença Digital a seu favor!

 

Existe uma série de ferramentas a sua disposição para trabalhar a Presença Digital da sua empresa, porém para conseguir resultados, é importante sempre planejar bem como fazer isso. É aconselhável sempre ter a ajuda de uma empresa especializada em consultoria, de forma que o trabalho profissional permita um retorno sobre o investimento utilizado.

 

Essas são algumas das ferramentas a utilizar para trabalhar a presença digital de sua empresa:

 

Marketing de conteúdo – Oferece conteúdos relevantes para seu consumidor através de blog, site e redes sociais.

 

SEO (Search Engine Optimization) – Melhora a posição do site nos mecanismos de pesquisa de forma orgânica, ou seja gratuita.

 

Email marketing -  Cria um relacionamento com seu consumidor ao enviar informações relevantes. Mas cuidado para não criar spam. Crie uma base de dados com pessoas que se inscrevam em suas listas. É utilizado na metodologia de Inbound Marketing.

 

Redes SociaisCanal de comunicação excelente para o relacionamento com seu consumidor e engajamento das pessoas com sua marca.

 

Links patrocinados, Google e Facebook  - Anúncios patrocinados são excelentes para estar na hora certa quando o consumidor procura por seus produtos e ou serviços.

 

Inbound Marketing – Essa é uma estratégia digital excelente para atrair o seu consumidor para comprar o seu produto ajudando em todo o processo da jornada de compras do cliente.

 

 

Cuide da Presença Digital de sua empresa e trabalhe de forma planejada que logo você estará colhendo os resultados desejados.

 

Conheça aqui como está a Presença Digital da sua empresa! Clique aqui para fazer uma avaliação gratuita.

 

Imagem: Selected by freepik


Paulo Di Santoro

Profissional com mais de 30 anos de atuação na área de criação, planejamento, marketing e propaganda. Possuí certificação no Google Adwords. Atualmente a frente da DIS Propaganda para o atendimento de seus clientes.

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