Para explicar o que é Presença Digital, é preciso conhecer alguns fatos do que vem acontecendo no mundo nos últimos anos.

No mundo todo se registrou 3,2 bilhões de pessoas estão conectadas a internet. Em 2000, os internautas eram 6,5% da população mundial. Em 2015, esse índice subiu para 43%. A proporção de casas com conexão à rede chegou a 46% no ano. Essa porcentagem é maior na Europa (82,1%) e menor na África (10,7%).

 

Isso significa que o mundo tornou-se digital!

 

E no Brasil? 58% da população brasileira usa a internet. A 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015, que mede a posse, o uso, o acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação e de comunicação, mostra que 58% da população brasileira usam a internet – o que representa 102 milhões de internautas. A proporção é 5% superior à registrada no levantamento de 2014.

 

Então, se as pessoas estão cada vez mais conectadas e sua empresa aparece para o seu público-alvo, é sinal que a sua empresa mantém uma presença digital, ou seja, sua empresa está onde o usuário está.

 

 

Qual a importância da Presença Digital para a sua empresa!

 

Nesse mundo digital, quanto mais presença sua empresa tiver, maiores são as chances de vender mais e ocupar um lugar de destaque. É possível construir autoridade e credibilidade para a empresa ser uma referência no mercado, dentro de seu segmento de atuação. Acompanha a jornada de compras dos clientes, oferece informações e conteúdo relevante de forma a resolver seus problemas. Podemos dizer que a presença digital é muito mais do que possuir um site na internet, um perfil em rede social e mesmo enviar email de vez em quando para pessoas que poderão vir a ser clientes no futuro.

 

Em vários contatos que faço com clientes, percebo que não existe uma evolução em seus materiais, em seus processos de marketing e vendas e até em seus conceitos. O que faz eles terem um esforço demasiado em caminhos de poucos resultados.

 

Com o acesso a internet e a informação, o comportamento do consumidor também mudou. Hoje antes de o consumidor fazer uma compra, ele pesquisa, levanta informações, faz comparações de produtos, estuda tudo que pode até chegar a definição do que ele quer comprar e como pretende realizar a compra, onde e com quem. Esse comportamento vale para serviços e produtos industriais.

 

Um exemplo simples, quando uma pessoa quer almoçar em um restaurante e não conhece a região que está, pega o celular e procura num mecanismo de pesquisa como o Google. O resultado da pesquisa vai ser apresentado a ele dos locais mais próximos de sua localização, com um telefone para discagem ao um clique e todas as informações da comida servida. Em poucos minutos a pessoa toma conhecimento de tudo que precisa e liga para fazer as reservas ou até em alguns casos o pedido. Quando chega ao restaurante é só sentar que a comida será servida em seu lugar reservado.

 

Agora imagine os vários comportamentos que o consumidor pode ter para cada tipo de produto e serviço e como a presença digital pode ser um fator importante para sua empresa.

 

 

Como trabalhar a Presença Digital a seu favor!

 

Existe uma série de ferramentas a sua disposição para trabalhar a Presença Digital da sua empresa, porém para conseguir resultados, é importante sempre planejar bem como fazer isso. É aconselhável sempre ter a ajuda de uma empresa especializada em consultoria, de forma que o trabalho profissional permita um retorno sobre o investimento utilizado.

 

Essas são algumas das ferramentas a utilizar para trabalhar a presença digital de sua empresa:

 

Marketing de conteúdo – Oferece conteúdos relevantes para seu consumidor através de blog, site e redes sociais.

 

SEO (Search Engine Optimization) – Melhora a posição do site nos mecanismos de pesquisa de forma orgânica, ou seja gratuita.

 

Email marketing -  Cria um relacionamento com seu consumidor ao enviar informações relevantes. Mas cuidado para não criar spam. Crie uma base de dados com pessoas que se inscrevam em suas listas.

 

Redes SociaisCanal de comunicação excelente para o relacionamento com seu consumidor e engajamento das pessoas com sua marca.

 

Links patrocinados, Google e Facebook  - Anúncios patrocinados são excelentes para estar na hora certa quando o consumidor procura por seus produtos e ou serviços.

 

Inbound Marketing – Essa é uma estratégia digital excelente para atrair o seu consumidor para comprar o seu produto ajudando em todo o processo da jornada de compras do cliente.

 

 

Cuide da Presença Digital de sua empresa e trabalhe de forma planejada que logo você estará colhendo os resultados desejados.

 

Conheça aqui como está a Presença Digital da sua empresa! Clique aqui para fazer uma avaliação gratuita.

 

Imagem: Selected by freepik


Paulo Di Santoro

Profissional com mais de 30 anos de atuação na área de criação, planejamento, marketing e propaganda. Possuí certificação no Google Adwords. Atualmente a frente da DIS Propaganda para o atendimento de seus clientes.

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