A luta diária para equilibrar o caixa tem sido muito exaustiva durante todo o ano e principalmente nos últimos meses. Com certeza você pode ser uma das pessoas que esteja passando por problemas semelhantes à de muitos outros empresários, a inadimplência na sua empresa começa a crescer comprometendo os seus pagamentos, a falta de vendas compromete o faturamento mínimo necessário para cumprir com as obrigações financeiras básicas do seu negócio. Daí por diante, uma série de problemas começa a afetar o caixa da empresa e muitas vezes, ele fica negativo.

Mas então, o que fazer?

O jeito é recorrer a estratégias voltadas a atrair clientes novos e antigos. Listo abaixo, as de estratégias que você poderá utilizar para aumentar os clientes e melhorar o faturamento:

 

E-mkt

A utilização de e-mkt é uma ferramenta que pode ajudar bastante a sua equipe de vendas. Muitas vezes, a empresa possui uma base de clientes boa e que normalmente é ignorada. Lembre-se, vender para quem já comprou é mais fácil do que conquistar um novo cliente.

Levante a sua lista de clientes, faça uma higienização e mantenha os email ativos. Crie uma mensagem e envie através de uma plataforma que permita definir métricas através de relatórios. Assim, você trará para sua empresa, pessoas que já compraram e provavelmente voltarão a comprar por já conhecer os seus produtos.

 

Links patrocinados

Com a utilização de palavras-chave certas para o seu negócio, você divulgará para quem está interessado em comprar, atingindo um público certo que está procurando pelo o que sua empresa tem a oferecer. Tanto o Google quanto o Bing oferecem a possibilidade de divulgar através de anúncios para as pessoas que estão procurando por serviços e produtos nos mecanismos de pesquisa. Basta criar uma conta, acrescentar um crédito, definir as palavras-chave e criar os anúncios para serem divulgados diante de uma programação definida.

 

Mídia digital

Existem vários portais que oferecem formas de anúncios por banner que alcança um público setorizado. Sua empresa pode conseguir criar tráfego para o seu site e aumentar a quantidade de cotação e pedidos.

 

Redes Sociais

Hoje existem várias redes sociais que permitem criar um relacionamento com seu público-alvo. As mais conhecidas são: Google+, Facebook, Twitter e Linkedin. Nas redes sociais é preciso ter constância e frequência para criar uma lista de pessoas relacionadas e interessadas ao seu negócio. Além disso, é possível utilizar a divulgação paga em algumas das redes e utilizar estratégias que a própria plataforma oferece como links para o site, divulgar nas imediações  do seu negócio e outras. Apenas é preciso saber se o seu cliente participa de alguma rede, planejar a forma como será seu relacionamento nas redes e produzir o conteúdo.

 

Mídia setorial

Se o seu negócio é B2B é possível utilizar as mídias setorizadas. Existem várias revistas e jornais específicos setorizados que ajudarão a sua equipe de vendas. Essas mídias podem trazer ligações e consultas no site e consequentemente aumento de cotações e pedidos.

 

Marketing de Conteúdo

Essa é a estratégia de Inbound Marketing que permite entregar mais resultados positivos, pois é completa. Na realidade, ela utiliza todas as estratégias acima dentro de um planejamento, produção de conteúdo e métricas. Com o acompanhamento e análise das métricas é possível otimizar cada vez mais a campanha. A ideia dessa estratégia é atrair o público ideal, como um imã, através de conteúdos relevantes e de interesse das pessoas desse público, de forma que sejam atraídas, convertidas em leads até se tornarem clientes. O marketing de conteúdo trabalha de acordo com a jornada de compras do cliente. Para utilizar essa estratégia, analise o seu publico, entenda suas necessidades e ofereça conteúdos relevantes. Planeje a utilização das várias ferramentas citadas acima para entregar esse conteúdo e principalmente, faça sempre uma analise dos resultados. Dessa forma é possível medir o ROI (retorno sobre investimento), conversão de leads e outras medições que ajudam a melhorar o desempenho da campanha.

É verdade que existe uma dificuldade em investir quando o caixa é negativo, porém para aumentar clientes e melhorar o faturamento é necessário definir um investimento e manter constantemente para que ele traga os resultados que farão mudar para uma situação positiva a sua empresa.

Conheça mais sobre estratégias, leia esse artigo e saiba mais sobre a jornada de compras do consumidor: Como criar oportunidades de vendas e fazer seu negócio crescer.

A DIS Propaganda produz conteúdo e assessora na melhor estratégia para gerar oportunidades de novos negócios. Gostaria de falar com um consultor para mais esclarecimentos? Solicite aqui um contato.

 

Imagem: Selected by freepik


Paulo Di Santoro

Profissional com mais de 30 anos de atuação na área de criação, planejamento, marketing e propaganda. Possuí certificação no Google Adwords. Atualmente a frente da DIS Propaganda para o atendimento de seus clientes.

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