Todo mundo fala em marketing de conteúdo e sobre presença digital, mas o que isso tem a ver com estratégias de marketing. Tudo! Já faz algum tempo que estamos utilizando o marketing de conteúdo como estratégia para aumentar a presença digital de alguns clientes e realmente temos conseguido um resultado bem positivo.

Para você entender melhor, aplicamos essa estratégia da seguinte forma. Um de nossos clientes oferece um importante serviço para empresas, seus contratantes tem apenas um conhecimento básico sobre o serviço.  Percebemos então que os contratantes alinham os prestadores de serviços igualmente e só se diferenciam pelo preço cobrado. Dessa forma, para diferenciar a empresa e seu serviço, adotamos o marketing de conteúdo para educar, informar e convencer os prospectes ou leads do cliente sobre o serviço oferecido, criar mais visibilidade e autoridade para o cliente. No caso desse cliente, o melhor caminho para interagir foi através de artigos relacionados ao setor e publicados em um blog, no site do cliente. Algumas ações complementares como a divulgação dos artigos pela rede e anúncios na internet contribuíram na distribuição da informação e no impacto dos leads.

 

 

Como o marketing de conteúdo contribui para aumentar a presença digital.

Depois de algum tempo, produzindo conteúdos relevantes para ajudar aos personas (público-alvo) a resolver seus problemas através das informações publicadas, o cliente começou a ter um aumento do acesso orgânico de seu site e alguns contatos aconteceram por telefone o que permitiu converter leads em novos clientes.

Cada conteúdo produzido é uma nova informação para ajudar o persona (público-alvo) a esclarecer duvidas e problemas que está enfrentando. Ele pesquisa na internet e encontra o seu material produzido. A cada produção você terá mais uma página, se for para um blog, um vídeo, um ebook e vários materiais que ficam a disposição na rede para consulta de um lead, atrelado a sua marca. A cada pesquisa uma nova chance para a conquista de um novo cliente.

É importante entender que todo conteúdo precisa ser sobre o que os clientes precisam e buscam. Não adianta ficar falando que a empresa faz isso ou aquilo. Seus produtos e serviços podem ser apresentados sempre dentro do contexto do conteúdo.  Dessa forma, o nosso cliente conhecedor de seu nicho de mercado, passa a criar uma autoridade no meio, contribui com todos que buscam uma solução, independente de se tornar cliente ou não.

 

 

Vantagens que o Marketing de Conteúdo pode trazer.

Relacionei abaixo as principais vantagens da estratégia do Marketing de Conteúdo.

 

A visibilidade da sua marca pode ser aumentada na Internet.

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo irá influenciar na estratégia de SEO no seu site. O conteúdo bem produzido e relevante pode trazer resultados orgânicos dentro dos mecanismos de pesquisa como o Google e melhorar o posicionamento.

 

A sua Marca pode ter um aumento de interação.

Hoje com os meios disponíveis de interação, como as redes sociais, permite uma aproximação maior dos clientes com sua empresa. Isso se deve a um conteúdo relevante que o ajude e o satisfaça. Provavelmente ele irá compartilhar e ser um grande influenciador de opinião para sua empresa espontaneamente.

Você pode oferecer um conteúdo através de um blog, um treinamento em vídeo, uma central de atendimento e outros materiais com potencial engajamento.

 

Nutrir a base de Leads com conteúdo relevante.

Muitas empresas possui uma lista de leads ou de clientes não ativos que gostaria de torná-los clientes ou mesmo reativá-los. O Marketing de Conteúdo pode mostrar aos leads a importância de sua empresa ou de seu produto, prepará-los e educá-los até o momento ideal da compra.

Você vai aos poucos ajudando o lead, a superar seus problemas de forma que ele veja valor no que é oferecido e consiga ter uma boa experiência. Assim, no momento certo, ele poderá vir a se tornar um cliente ou voltar a ser um cliente ativo novamente.

 

Menor custo de Aquisição de Clientes.

Sem duvida nenhuma a sua empresa deve ter um valor médio de custo de aquisição de clientes (CAC). Quanto é gasto para conquistar um novo cliente. O custo de aquisição de clientes (CAC) pode ser diminuído com o Marketing de Conteúdo em conjunto com o SEO, pois esses clientes poderão vir de forma orgânica.

 

Criar autoridade diante de seu público-alvo.

Quando sua empresa é vista como autoridade no assunto, facilita muito as vendas, pois os clientes tem confiança.

Ajudar a solucionar os problemas do seu consumidor, ou dos seus personas, através de um conteúdo relevante irá com certeza aumentar a confiança que eles têm com sua marca. Todo o conteúdo produzido e entregue de forma gratuita contribuirá para que sua marca seja lembrada como uma autoridade no assunto.

 

Um pós-venda com melhor experiência.

Seja o conteúdo produzido, um treinamento, email marketing ou outro tipo de material permitirá aumentar a fidelização e a retenção desse cliente mais tempo na sua empresa.

 

Então, com uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem planejada e produzida sua empresa só tem a ganhar pelos vários benefícios que ela promove, além é claro de redução de alguns custos.

Pense nisso, ser reconhecido, como uma autoridade, dentro de seu nicho de mercado e aumentar os clientes com custos reduzidos. É o que toda empresa quer. O Marketing de Conteúdo pode proporcionar um caminho muito interessante para elevar a sua presença digital e contribuir para conquistar resultados positivos.

Para saber como a DIS Propaganda pode realizar a estratégia de Marketing de Conteúdo para sua empresa, solicite aqui um contato.

Continue sua leitura e leia esse artigo que selecionei para você!

Sua empresa gera oportunidades de vendas pela captação de leads?

 

Referência: Resultados Digitais / Marketing de Conteúdo.

Imagem: Freepik.com


Paulo Di Santoro

Profissional com mais de 30 anos de atuação na área de criação, planejamento, marketing e propaganda. Possuí certificação no Google Adwords. Atualmente a frente da DIS Propaganda para o atendimento de seus clientes.

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