O Inbound Marketing é um processo praticamente novo e inovador na forma de como vender ao consumidor. Ele é mais conhecido como marketing de atração ou novo marketing. Seu conceito se baseia em atrair as pessoas através do interesse, ganhar sua confiança e conduzi-lo dentro da jornada de compras para que se torne um cliente.

Para entender melhor o conceito, vamos comparar com o marketing tradicional chamado hoje de Outbound Marketing. Enquanto o marketing tradicional empurra os produtos e serviços aos clientes, o Inbound Marketing atrai as pessoas para que elas comprem os produtos e serviços.

 

Como funciona o Inbound marketing?

O Inbound Marketing utiliza um conjunto de estratégias para criar interesse de forma a atrair os potenciais consumidores e sucessivamente, com a utilização de várias táticas, trazer esse consumidor mais próximo até que ele se torne um cliente.  Em outras palavras, o Inbound Marketing como um imã atrai aquelas pessoas que tem interesse nos produtos e serviços oferecidos e os veem como uma solução para seus problemas. A partir daí, por um relacionamento, envia conteúdos próprios para instruir e orientar sobre as possíveis soluções que os produtos ou serviços oferecem, até conduzi-los ao fundo do funil para que se tornem clientes.

Para que serve o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma metodologia que pode ser utilizada por qualquer empresa para obter o sucesso do negócio em termos de vendas, crescimento e autoridade. Além disso, permite as empresas de vários tamanhos disputarem o mercado praticamente de igual para igual dentro da internet. Outra vantagem, é que o método permite a mensuração de todas as ações de forma a otimizar as campanhas para ter um melhor ROI (retorno de investimento) e deixá-las mais assertivas para conquistar resultados. Por isso, as empresas podem ser agressivas na estratégia de aquisição de clientes.

Ações que podem ser realizadas com o Inbound Marketing:

  • Aumentar a visibilidade de seu negócio;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Diminuir o custo de aquisição de clientes;
  • Tornar sua empresa referência no mercado;
  • Otimizar o funil de vendas, tornando os resultados previsíveis e crescentes ao longo do tempo.

 

As Etapas do Inbound Marketing

A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas. Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases:

Funil de vendas inbound marketing- DIS PropagandaAtrair visitantes qualificados;

Converter esses visitantes em Leads;

Relacionar-se com os Leads para avança-los no funil de vendas;

Vender para os Leads mais quentes e qualificados;

Analisar os resultados para otimizar todo o processo.

 

As etapas são realizadas por meio de ações e técnicas integradas (SEO, blog, mídias sociais, e-mail marketing, landing pages, etc), monitoradas por uma ferramenta, assim é possível mensurar e analisar os resultados, para que as táticas sejam aprimoradas continuamente.

O inbound Marketing é uma metodologia complexa que foca no público-alvo (persona). Seu planejamento utiliza várias táticas de ações para atração do público certo para o seu negócio. Conduzem os personsas dentro da jornada de compras nas etapas do funil de vendas, do lead a cliente e os deixa satisfeitos e fidelizados.

Solicite aqui um contato com a DIS Propaganda para conhecer quais são as oportunidades de negócios para sua empresa na aplicação do Inbound Marketing.

Continue sua leitura e leia esse artigo que selecionei para você!

Como usar a Atração na sua estratégia de Inbound Marketing. 

 

Referência: Resultados Digitais / Inbound Marketing, Hub Spot / Inbound Marketing.

 

Imagem: Selected by Freepik


Paulo Di Santoro

Profissional com mais de 30 anos de atuação na área de criação, planejamento, marketing e propaganda. Possuí certificação no Google Adwords. Atualmente a frente da DIS Propaganda para o atendimento de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Compart.
Compartilhar5
+1
Twittar
Compartilhar