Nesse mundo globalizado todo negócio precisa ter uma boa estratégia de comunicação para alcançar seu público-alvo e cumprir com os objetivos mercadológicos. Esse conceito vale para qualquer negócio. Não importa o tipo e tamanho, todos precisam se comunicar.

As grandes empresas, que já possuem todos os conceitos de comunicação dentro de sua cultura empresarial e o fazem muito bem. Porém, os pequenos a médios negócios também precisam se conscientizar da necessidade de divulgar seus produtos e serviços, ou seja, a suas marcas.

O importante é o gestor entender que seu negócio pode crescer mais e melhor adotando e aplicando uma boa estratégia de comunicação.

Vejam aqui, seis fatores importantes a se tomar cuidado na sua estratégia de comunicação:

 

1º – Ação – Sua estratégia segue um objetivo claro do que se pretende com a comunicação?

Que é necessário uma estratégia de comunicação para o seu negócio já é sabido. O importante é definir quais os objetivos que se pretende alcançar com essa comunicação, como: divulgar um novo produto, esclarecer detalhes de um serviço, aumentar a cobertura de conhecimento de sua marca dentro do mercado de atuação. Enfim, seja o objetivo pretendido, ele precisa ser claro e bem definido. Dessa forma o seu negócio terá um bom foco e as chances aumentarão para colher melhores resultados.

 

 2º – Meios – Sua estratégia de comunicação privilegia os meios com melhor eficiência, sejam eles on-line ou off-line?

Nos últimos anos, surgiram diversos meios de comunicação, principalmente na forma digital, como os links patrocinados  nos mecanismos de pesquisa ou em sites parceiros na forma de display através de banner’s. Como também anúncios digitais nas redes sociais  e portais dos mais diversos temas.

Toda essa revolução dos meios digitais, com custos de investimentos mais acessíveis com relação aos meios off-line tradicionais, tem permitido cada vez mais negócios ingressar nos meios para fazer comunicação, principalmente os de tamanhos menores. Nesse espaço a disputa é de igual para igual entre os grandes e pequenos negócios.

Mas tudo tem um preço e os meios escolhidos precisam ser eficientes no custo-benefício, sejam eles off-line ou on-line e sempre dentro da viabilidade financeira do negócio em questão.

É nesse momento que cabe uma analise profunda de cada meio escolhido, comparar o quanto custa para impactar mil pessoas e definir quais são os de maior eficiência para trabalhar. Senão, seu investimento pode ser muito prejudicado por um retorno de resultados menor do que o esperado.

 

3º – Frequência e cobertura – Sua comunicação tem boa frequência e cobertura para atingir de forma positiva seu público-alvo?

Uma comunicação precisa de uma frequência e uma cobertura que faça a sua mensagem ser vista pelo seu público-alvo no momento certo e na área de atuação do negócio.

É preciso entender que o consumidor demora um pouco para perceber as coisas, pois ele está constantemente sendo bombardeado por várias mensagens o dia inteiro. Por isso a repetição da mensagem é necessária, numa dose constante e dentro de um determinado período para ser absorvida e aceita.

Aliado a isso, ela tem que chegar até ao público-alvo, esteja ele onde estiver dentro da área de atuação do negócio.

E, por último, a comunicação precisa convencer seu consumidor a tomar uma atitude positiva com relação ao seu negócio, uma ação tem que ocorrer, seja de venda, informação, cotação ou outra, que resulta em um contato. Esse é o caminho para conquistar um novo cliente.

Por isso, ajuste bem a frequência com a área de cobertura para criar sempre atitudes positivas no seu público-alvo.

 

4º – Imagem – A comunicação transmite a imagem correta do seu negócio?

Ao montar a sua estratégia de comunicação a imagem do negócio deve ser bem pensada e estruturada para que seja transmitida de forma correta. Como diz o ditado popular, a primeira impressão é a que fica. Esse componente na comunicação é de vital importância quanto qualquer outro. É preciso definir qual imagem que seu negócio deva transmitir. Esse pode ser um diferencial com relação à concorrência.

Para entender melhor esse fator, faça uma analise pelos produtos e serviços que você consome. Quais imagens eles transmitem? Cada um se apresenta de maneira distinta, atraente, própria, que convence sobre seus valores. Em razão disso, é formada sua opinião sobre a qualidade, o preço, o prestigio e outros quesitos que farão você consumir.

Vou citar um exemplo mais prático: nosso carro. A marca do fabricante pode transmitir segurança ao dirigir ou alta tecnologia com desempenho ou preço melhor pelo conforto. Uma imagem se formou em nossa mente sobre os valores do carro que convenceu para a sua aquisição. A imagem transmitida é um fator importantíssimo.

O mesmo acontece com o negócio, à imagem tem que cumprir a mesma função para atrair, convencer e vender. Só assim terá bons resultados.

 

5º – Linguagem – A linguagem empregada na mensagem para seu público-alvo é a mais adequada?

Para prender a atenção, a linguagem precisa criar uma identificação e sintonia com o público-alvo. Dessa forma a comunicação fluirá e o conteúdo será bem transmitido.

Muitas vezes esse fator é ignorado, a mensagem utiliza uma linguagem inadequada e acaba perdendo muito de sua força ou cria ruídos, colocando em risco os resultados desejados.

Conheça bem o público-alvo do negócio e utilize a mesma linguagem para se comunicar.

 

6º – Métrica – Possui uma métrica que permita uma boa analise de resultados?

Toda ação de comunicação precisa ter uma métrica ou um conjunto definido que permita analisar resultados. Esse fator é um dos mais importantes, pois é através dele que poderá descobrir se obteve retorno com o investimento ou não.

Hoje a informática disponibiliza vários tipos de dados que permite escolher uma ou mais métricas e descobrir resultados além do tradicional contribuição sobre as vendas obtidas.

Analisar o que realmente ocorreu, que fator atrapalhou ou qual fator contribuiu, a comunicação foi efetiva ou deixou a desejar. Com as métricas certas é possível descobrir isso e muito mais. O importante é entender tudo o que ocorreu dentro da campanha e qual foram as respostas à ação empregada.

Com esse conjunto de dados conhecidos, permite otimizar todo o processo e aperfeiçoar cada vez mais o desempenho para conseguir resultados de maior qualidade e para seguir em frente com mais segurança.

 

Acredito que ao tomar todos esses cuidados, a sua próxima estratégia de comunicação trará um sucesso cada vez maior para o seu negócio.

Conheça nossos cases  e fique a vontade em nos contatar.


Paulo Di Santoro

Profissional com mais de 30 anos de atuação na área de criação, planejamento, marketing e propaganda. Possuí certificação no Google Adwords. Atualmente a frente da DIS Propaganda para o atendimento de seus clientes.

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