Em vários contatos feito junto a empresas, percebo que a questão da Presença Digital é totalmente ignorada. Seus gestores acreditam que a partir do momento que a empresa tem um site, ele está cumprindo o objetivo de divulgar os serviços ou produtos oferecidos. Em tese, o site tem esse objetivo, mas quem vê, se ele não aparece nas pesquisas orgânicas dos mecanismos de pesquisa quando um cliente em potencial procura por esse conteúdo.

A otimização de SEO é uma das ferramentas utilizadas para melhorar a Presença Digital.

 

Mas afinal, o que é o SEO.

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization. É uma ferramenta usada para aproveitar melhor (optimization) os mecanismos (engine) de busca (search). O objetivo é melhorar o posicionamento da página de seu site para a primeira página de resultados de busca no Google, Yahoo e Bing.

Então, se a página de seu site aparecer nas primeiras páginas dos resultados orgânicos das palavras-chave de seu negócio, maior são as chances de vendas e novos negócios para a sua empresa.

 

Porque é importante utilizar o SEO.

Vamos entender como é possível encontrar seu produto ou serviços pelos mecanismos de pesquisa. Toda a página de site para ser encontrada e aparecer num mecanismo de pesquisa precisa ser indexada. Ou seja, ela será catalogada através de algoritmos que checam várias características encontradas na página junto as palavras-chave principais relativas ao conteúdo apresentado.

Toda vez que alguém faz uma pesquisa, o mecanismo de pesquisa faz a busca por páginas já catalogadas na internet sobre os conteúdos relacionados à pesquisa do internauta, reúne todas as páginas e ordena para a primeira posição na seguinte ordem: a melhor relevância de conteúdo a menor relevância.

A otimização de SEO vai atuar em ajustar as características  de cada página para os mecanismos de pesquisa entenderem como classificar sua página e qual a relevância do conteúdo com as palavras-chave importantes para seu negócio.

 

Como trabalhar o SEO a seu favor.

Preste atenção aos fatores básicos que são importantes na classificação pelo mecanismo de pesquisa:

  • Título das página
  • Meta tags, especialmente a Meta Description
  • tags de cabeçalho
  • Atributo alt em imagens
  • Domínio
  • URL do arquivo
  • Conteúdo da página
  • Número de links externos
  • Qualidade dos links externos
  • Texto âncora dos links externos

Ao ajustar esses fatores em suas páginas de seu site já estará trabalhando o SEO ao seu favor.

 

Quem faz SEO.

Você mesmo pode fazer uma otimização de SEO para seu site. Requer um mínimo de conhecimento na construção de páginas em HTML e o conhecimento básico das técnicas de SEO.

Há vários profissionais com conhecimento para prestar serviços de SEO junto a sua área de marketing ou TI.

E por fim, as agências digitais ou as especializadas apenas em SEO que farão uma assessoria profissional qualificada para melhorar o posicionamento das páginas de seu site. Normalmente elas acompanham as constantes evoluções dos algoritmos, como o do Google, o que facilita a implantação de um projeto de otimização de SEO.

 

Resultado Final.

É preciso levar em conta alguns aspectos com relação a um trabalho de SEO. Os resultados de um melhor posicionamento é um processo longo, no qual a técnica mostrará ao mecanismo de pesquisa como indexar as páginas do site de acordo com a relevância das palavras-chave relativas ao seu negócio, porém, caberá apenas ao mecanismo de pesquisa a forma e o tempo de catalogação. O trabalho consiste em orientar e aguardar o mecanismo de pesquisa promover melhores posições de sua página.

Outro aspecto importante a considerar é a constante evolução e dinâmica do algoritmo. Por isso a otimização precisa ser constante até atingir a primeira página dos resultados. E, após chegar nas primeiras posições, será preciso se manter, pois o concorrente também estará fazendo um trabalho semelhante para chegar lá.

Cuide da Presença Digital de sua empresa e faça um trabalho de SEO e trabalhe de forma planejada que logo você estará colhendo os resultados desejados.

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Para saber como a DIS Propaganda pode realizar um projeto de SEO para sua empresa, solicite aqui um contato.


Paulo Di Santoro

Profissional com mais de 35 anos de atuação na área de criação, planejamento, marketing e propaganda. Possuí certificação no Google Ads. Atualmente a frente da DIS Marketing Digital para o atendimento de seus clientes.

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